A Disciplina de Marketing e a Prática do Bibliotecário: Estudo de Caso em Bibliotecas da RNBP
Maria Leonor Pinto
Maria Joaquina Barrulas
Resumo
Aborda-se o marketing como disciplina e as práticas do bibliotecário, com base nos resultados de um estudo efectuado em bibliotecas da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas. Apresenta-se a visão dos profissionais relativamente a uma temática que alguns consideram que lhes é estranha, mas que outros de forma consciente ou apenas intuitiva utilizam, com objectivo de melhorar a resposta das bibliotecas aos seus públicos.
Referem-se as técnicas, os meios e as soluções encontradas pelos bibliotecários e suas equipas para colmatar a inexistência de profissionais especializados em marketing nos quadros de pessoal. Discute-se a importância do marketing para as bibliotecas (evolução e vantagens) e apresentam-se alguns exemplos práticos que demostram uma verdadeira atitude de marketing por parte dos profissionais bibliotecários no que toca à orientação para o utilizador, à promoção, às estratégias adoptadas e à orientação para o utilizador.
Disponible en: http://www.marilia.unesp.br/Home/Instituicao/Docentes/RosangelaCaldas/a_disciplina_de_marketing_pratica_do_bibliotecario.pdf
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